quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O humor que maltrata, é pra rir?

- Não acho graça,não vou rir.




O humor é uma linguagem e como toda linguagem deve ser: livre. O humor também possui um discurso ideológico e é destinado a um público específico. Portanto, deve ser passível de crítica. Há uma categoria no humor que podemos chamar de chavão ou clichê. São aquelas piadas do tempo de nossos avós. São as piadas sobre mulheres feias ou burras, "bichinhas", pretos pobres e qualquer outra minoria que possa ser estereotipada. 

Você já ouviu piadas do tipo: "O que são 4 homens brancos heterossexuais num fusca verde?" Pois é. Piadas estão aí desde que o mundo é mundo, mas o humor funciona mesmo quando subverte nossa lógica e nos tira do senso-comum. Fazer piada com quem está por baixo socialmente é moleza. Reproduzir preconceitos que são passados há gerações na famílias é fácil. Mulheres estão  aí,  sendo chamada de canhão na rua todo dia.

 Quero ver é fazer rir sem apelar para ofensa. Num país onde somos ensinadas a não deixarmos ser estupradas, ao invés de ensinar que estupro é crime, esse tipo de humor tem um valor simbólico imensurável para identificarmos que o machismo está aí, em homens e é tão naturalizado que pode vir em forma de risos.

“Todo dia 8 de março, volto para casa e vejo um monte de mulheres com rosas vermelhas na mão, no metrô. É um sinal de cavalheirismo, dizem. Mas, no mesmo metrô, muitas mulheres são encoxadas todos os dias. Tanto que o Rio criou um vagão exclusivo para as mulheres, para que elas fujam de quem as assedia. Pois é, eles não punem os responsáveis. Acham difícil. Preferem isolar as vítimas.” Trecho de “Dispenso essa rosa”, de Marjorie Rodrigues.

Muitas pessoas não entendem porque os humoristas da vez estão sendo boicotados, muitos dizem: Hora, é só humor! Mas quem acha graça? Todas nós precisamos parar de agir no automático, e levar as situações mais a sério. Quando uma piada pode e causa mal estar em alguém, não é engraçado.
Quando uma piada é usada como forma de manter exclusões, também não. Relaxar, rir e brincar não quer dizer humilhar o outro. Estão querendo fazer com que seja, mas não é porque "sempre" foi assim que deve continuar a ser.  




Em resposta aos que acham que humor sem humilhar, excluir e maltratar é "politicamente correto e sem graça",apresento a humorista norte- americana: 


Wanda Sykes. 

Onde estão as humoristas mulheres do Brasil? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário