quarta-feira, 7 de maio de 2014

Eu podia estar dormindo, podia estar malhando, mas estou militando



Normalmente, as pessoas não entendem por que você está dispensando algum tempo da sua vida pra falar muito sobre algum assunto, as pessoas se incomodam com o que essa gente, chamada de “militantes”, fazem. Acredito que não há um militante que nunca foi questionado sobre por que está levantando, cedo num fim de semana, pra panfletar ou fazer alguma reunião, ao invés de dormir até tarde e ficar vendo Faustão na TV. Quando se é mulher militante, sempre tem alguém pra interferir: Por que você não vai fazer as unhas ou cuidar do cabelo? “Por que não arruma um namorado?”, “Você vai nestas reuniões pra arrumar um namorado?”. Pois é, isso irrita.

Tentar explicar para as pessoas o motivo de você estar dispensando energia e tempo para um assunto que acredita ser importante é quase sempre perda de tempo. O assunto sempre começa com uma indignação de alguém que varia entre pessoas muito próximas - pai, mãe, irmãos, amigos - até pessoas mais distantes - colegas de trabalho, vizinhos e pessoas aleatórias que você encontra na padaria. Nenhuma delas entende o que é ser uma militante e, quase sempre, não é possível explicar por que ficar em casa assistindo Faustão não é uma boa opção.


Afinal, o que é uma militante?

Desconstruindo Preconceitos
Só nesse texto, essa palavra apareceu um monte de vezes, e talvez não tenha feito nenhum sentido pra você até agora. Chamamos de militante uma pessoa que se posiciona frente a um assunto que acredita precisar de maior visibilidade, um assunto que precise ser conhecido de todos. Esse assunto com que a pessoa se envolve normalmente é chamado de “causa”, e varia de acordo com o que ela se identifica. A pessoa pode ser militante (se posicionar) em favor ou contra a causa dos animais, mulheres, gays, negros, indígenas, podem ainda se posicionar sobre as propagandas da TV, o uso abusivo de eletrônicos e muitos outros assuntos. Esse conceito foi ampliado com o sucesso das redes sociais, porque esses assuntos se aproximaram muito das pessoas através dos compartilhamentos. Um militante monta um cartaz, sobre um assunto com que se identifica, por exemplo: “Parem com os testes em animais!”. Outra pessoa, que esta na lista de amigos desse militante, vê o cartaz e resolve ler o texto que esta junto, acha justa a causa e compartilha a informação com seus amigos. Esse compartilhamento não quer dizer que essa pessoa virou um militante, só que o trabalho de informar as pessoas, feito pelos militantes, está funcionando, o que pode vir a trazer novos militantes para a causa. Pessoas que militam estão dispostas a reservar um tempo de suas vidas para ajudar em favor de algo que elas acreditam. Então, quando nos deparamos com uma informação na internet, é importante que a gente leia todas as informações que ela traz, pra não compartilhar algo que é diferente daquilo que acreditamos. “Compartilhar só por compartilhar” não é uma boa.

Ser militante está ligado à política?

Imagem da greve dos garis no Rio de Janeiro
Todas as nossas decisões são políticas, porque tudo que escolhemos tem um impacto. Mas, se a dúvida é se todos os militantes estão ligados a partidos políticos, a resposta é não. Há militantes ligados a partidos políticos, ONGs, filosofias de vida, igrejas e etc., e existem os militantes autônomos, esses não ligados a nada, podem se ligar quando quiserem, mas o objetivo deles é só lutar em favor da causa escolhida. Hoje, com a ajuda das redes sociais, existe um tipo de militância novo, que é a militância virtual, são pessoas que escolhem uma causa e atuam só na internet, ou aliam a militância na rua com a internet.

Esse tipo de militância é muito importante, porque é possível buscar informações sobre qualquer assunto na internet e também é uma boa porta de entrada para pressionar e conseguir os resultados que se espera. Por exemplo, seu vizinho é deficiente físico e no seu bairro não tem nenhum ônibus adaptado. Sabendo dessa informação, você fotografa seu vizinho entrando num ônibus comum, ou seja, com dificuldade, e faz um post no facebook denunciando a falta de ônibus adequado. Seus amigos compartilham, porque você chamou atenção para um problema, e esses compartilhamentos fazem com que uma emissora de TV ou um jornal publique sua noticia e, sentindo-se pressionada, a empresa acaba colocando um ônibus adaptado no seu bairro. Esse trabalho que você fez é político, e pode se tornar militante se, a partir disso, você ficar ligado em outros problemas que envolvem deficientes e continuar denunciando. 
Cartaz da pagina:
Cartazes e Tirinhas LGBT

Uma pessoa militante geralmente se aprofunda no tema escolhido e é sempre fonte de informações e, por isso, não faz nenhum sentido dizer que o militante está fazendo “mimimi”. A militância é um trabalho sério e importante. Se aquele assunto que o militante esta falando não te interessa, avise-o, se o papo for ao vivo e, se for pela internet, só ignore, porque é bem chato quando você está tentando ajudar e alguém vem com um balde de água fria, dizendo que você está exagerando. No facebook por exemplo, existem várias páginas criadas por militantes, nestas páginas são feitos cartazes para facilitar a transmissão de informações e aproximar as pessoas da discussão. Quando nós curtimos uma dessas páginas, estamos dizendo que concordamos com o assunto que ela discutindo, por isso é importante olhar o conteúdo das páginas quando nós curtimos e "descurtir" quando algo que não esta de acordo com o seu pensamento é postado. Estas pequenas coisas, são atos políticos porque são escolhas que irão apoiar ou não uma causa.


Militantes são chatos!


Sim, às vezes, somos mesmo, mas quem não é? Muitas vezes, no inicio da militância, nós nos empolgamos e falamos muito num assunto só, que pra nós é o assunto mais interessante do mundo. Com o tempo, isso tende a se equilibrar, então tenha paciência com os militantes que você conhece. Muitas vezes, o assunto tratado pelo militante é urgente e mexe muito com os sentimentos, aí a pessoa vai insistir, compartilhar mais coisas e toda hora vai atualizar com uma nova informação, mas não é pra te irritar, pode ter certeza, é que é muito ruim quando queremos chamar atenção pra alguma coisa, mas ninguém liga. Com o tempo, a tendência é também se acalmar nesse sentido. Sabe quando você conhece uma banda nova, acha o máximo e quer que todo mundo conheça? È mais ou menos isso.


Militantes são desocupados!


Não, não são. Uma pessoa normalmente tem vários papéis na sociedade, uma professora, por exemplo, pra você ela é “só” a professora, mas ela como um todo é filha de alguém, pode ser mãe, esposa, aluna, pesquisadora e militante. Ser militante é só parte do que pessoa é, e não ela inteira. Militantes trabalham, estudam e são pessoas comuns, que entendem que precisam ser militantes pra melhorar alguma coisa. Ser militante, normalmente, não impede compromissos que não têm nada a ver com a militância, muito pelo contrário. A militância dá sentido à vida de muitas pessoas e ajuda a se manter ativa e alerta.
Pois bem, se você é uma pessoa parecida com o que desenhei no inicio do texto, que acha que as militantes estão perdendo tempo, agora que você entende um pouco melhor o que quer dizer “militar”, você pode ficar mais tranquilo, essa pessoa que tanto te incomodava pelas escolhas diferentes da sua só escolheu uma causa pra lutar e tentar melhorar um pouco esse mundo em que vivemos, porque é assim que se melhora o mundo, construindo, e não dá pra construir um mundo novo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário